Desenvolvimento Pessoal

É através do desenvolvimento pessoal, embarcando numa jornada de autodescoberta e tendo o apoio e a orientação de um consultor de desenvolvimento pessoal ou coach, que podemos atingir mais facilmente as nossas metas e objetivos.

Por vezes sentimentos como medo, culpa e insegurança baixam a nossa autoestima, logo sentimo-nos incapazes de agir, com dúvidas e receios a controlar a nossa mente. A acrescentar também que a influência dos familiares e amigos por vezes também pode limitar a nossa liberdade de ação.

Por isso é tão importante ter a ajuda de uma pessoa competente que nos ajude a ver e a compreender o que muitas vezes não conseguimos sozinhos, assim como também a definir os passos que devemos dar rumo ao nosso objetivo, seja ele qual for.

O foco está em nós e na nossa capacidade de escolher a vida que queremos ter e que decisões tomar.

Todos temos a capacidade de manifestar tudo o que desejamos, pois bem lá no nosso interior reside um grande potencial de auto-realização. Todos somos capazes de mudar o que precisa de ser mudado para assim construirmos o que desejamos alcançar. 

Dito assim parece fácil!

Não vou mentir! Há que trabalhar para chegar ao resultado. Nada acontece sem esforço, mas o que se sente quando chegamos à meta é indescritível, o sabor da vitória, a satisfação, a alegria e principalmente o orgulho em nós próprios.

E o que tem de fazer para alcançar os seus objetivos?

  1. Escolher a via da mudança. Desejar atingir os nossos objetivos, sem vontade e dedicação à via da mudança, é como fazer uma omelete sem ovos...não funciona.
  2. Aprender a conhecer-se bem e a aceitar-se com tudo aquilo que é, de bom e menos bom. Quando nos conhecemos bem, fica mais fácil amarmo-nos e confiarmos em nós.
  3. Descobrir as suas potencialidades. Saber identificar as suas potencialidades e os pontos a serem desenvolvidos através do autoconhecimento é bastante importante, pois proporciona-nos mais confiança em nós próprios e aumenta a nossa autoestima.
  4. Transformar os seus maiores medos e controlar as emoções. Todos nós temos os nossos medos e receios, mas aprender a identificá-los, saber qual a origem destes e porque é que eles lá estão, assim como aprender a controlar as emoções, é meio caminho andado para a realização dos nossos objetivos.
  5. Arriscar e cortar a meta que deseja alcançar. Todos nós somos responsáveis pela construção da nossa felicidade, assim como o poder de escolher como a vamos viver. É uma decisão importante, por isso faça uma reflexão: "como quero eu que seja a minha vida futura?"; "o que mudaria eu?"; "se não for eu a decidir, quem será?" e "se não for agora, será quando?".

Como a consulta de desenvolvimento pessoal o

pode ajudar?

São várias as situações em que se pode solicitar a ajuda de um consultor ou coach. Por exemplo:

  • Se quer fazer um trabalho de desenvolvimento pessoal sobre os seus conflitos internos, pensamentos e sentimentos pois sente que o estão a bloquear e a impedi-lo de avançar na sua vida e não está a conseguir fazê-lo sozinho.
  • Se tem dificuldade em tomar decisões ou sente-se um "falhado".
  • Se precisa de perdoar...mas não consegue.
  • Se quer melhorar a sua autoestima ou sente que existe sempre alguém que é melhor do que você.
  • Se precisa de aprender a gerir as suas emoções, como por exemplo, o stress e a ansiedade.
  • Se não sente um sentido e um propósito na sua vida.
  • Se precisa de resolver ou ultrapassar um conflito familiar ou matrimonial.
  • Se se sente infeliz e com falta de amor na sua vida, ou sente que não é capaz de amar, nem há ninguém que o queira fazer.
  • Se não consegue encontrar uma saída para os seus sentimentos de vazio, culpa, angustia, solidão, medos, insegurança, tristeza e outros.
  • Se se sente frustrado com a sua vida profissional e quer saber a sua verdadeira vocação. Entre outros.